«As grandes tabuletas por toda a parte, com indicações breves e terminantes. Os pesados "lorries" só podem rodar pelas estradas principais. As outras estão quase todas fechadas a veículos que não pertençam à Cruz Vermelha. Até uma certa altura do caminho, há ainda um ou outro civil que calca a lama da estrada e arrasta, por esta região devastada, a sua desgraçada amargura. Depois não se vêem senão militares.» Adelino Mendes, «A cidade d'Albert» (A Capital, 29-III-1917), Repórteres e Reportagens de Primeira Página (s.d.)
«--Eu bem na sinto!, eu bem na sinto! É impossível que certas flores sejam filhas das grosseiras plantas de que brotam. Há no colorido delas, na delicadeza, no espírito e no perfume umas elegâncias de tipo, umas aristocracias de carácter, feições por tal forma pur-sang, que a idealização de artista de logo nega graus de parentesco entre flor e planta, mal-grado a evidência das ligações estruturais.» Fialho de Almeida, «Pelos campos», O País das Uvas (1893)
«Fragmentos do Muro de Berlim são vendidos como brinde por espertos negociantes norte-americanos, / Teorias, ideologias -- teorias ditas científicas, ideologias consideradas de pureza incontestável -- que seduziram intelectuais, mobilizaram multidões, massas populares, comandaram lutas, revoltas, guerras em nome da felicidade do homem, dividiram o mundo em dois, um bom, um ruim, se revelam falsas, pérfidas, limitadoras: conduziram à opressão e não à liberdade e à fartura.» Jorge Amado, Navegação de Cabotagem (1992)
1 comentário:
«Move-me apenas o culto da verdade, pouco me importando que seja vermelha ou branca.»
Aquilino Ribeiro, "Luís de Camões-Fabuloso*Verdadeiro". Ensaio. (1950)
Enviar um comentário