A Guerra da Ucrânia, entre a Rússia e os Estados Unidos
1. Os humoristas de serviço pretendem que é uma luta de valores entre o mundo liberal e o iliberal. Humor negro, porque o único valor que o financismo e o complexo militar-industrial conhecem é o do "deus-dólar" (Eça de Queirós). Dirigidos por estes, os Estados Unidos procuraram neutralizar a Rússia, seu único rival militar, minando-a por dentro e desestabilizando as repúblicas vizinhas que ainda não estavam integradas na Nato: Geórgia, Cazaquistão, Ucrânia. Os bidens e os johnsons não passam de marionetas ao seu serviço. Tudo estava a ser preparado com a Clinton; o Trump, bilionário autossuficiente, foi um parênteses.
2. A Rússia sempre se dividiu historicamente entre o eslavismo antiocidental (Dostoievski, Soljenitsine) e a abertura ao Ocidente. A boa-fé e o ímpeto ocidentalizante foi torpedeado pela própria avidez dolarística. Diz-se que Putin, até aí defensor de uma cooperação, mudou de opinião quando assistiu à barbárie do Iraque e da invenção do pretexto da existência de armas de destruição maciça pelo selvagem do Saddam Hussein, tentando a administração americana, debalde, enganar o Mundo, mas enganando boa parte dos próprios concidadãos. Ou seja, Putin percebeu que a cúpula política norte-americana estava nas mãos de patifes notórios em quem não se podia confiar. A Rússia violou o Direito Internacional? Sim, claro, fazendo uma guerra preventiva.
3. Por razões que me escapam, a cúpula política ucraniana, foi ou quis-se enredada nesta estratégia suicidária, sacrificando o povo aos interesses geo-financeiros dos EUA. As zonas de influência sempre existiram e continuarão a existir; faz parte do poder dos impérios. A União Europeia transformou-se numa vassala dos americanos e uma extensão política da Nato, um péssimo serviço ao projecto europeu.
errâncias
-
*«Havia *um recurso: ir lá. mas ir como? Os mapas afirmavam a existência do
povo remoto; os guias dos caminhos-de-ferro negavam-na terminantemente. Nas
a...
1801
-
Nicolau Tolentino, *Obras Poéticas de Nicolau Tolentino de Almeida*. José
da Silva Lisboa, *Princípios de Direito Mercantil e Leis de Marinha *(até
1808)...
«O amor é como o mar, que visto superficialmente ou à pressa pode ser acusado de monotonia pelos espíritos vulgares, ao passo que certos seres privilegiados podem passar toda a vida a admirá-lo, encontrando-lhe sempre uma diversidade que os encanta.»
Noutro post, falarei do silenciamento e censura que a maioria esmagadora dos me (r) dia impõem a quem pensa pela sua própria cabeça, logo...
Alfred de Musset (1810-1857)
«Sei muito bem que neste mundo há calamidades que eu não poderei evitar; lamento as que não conheço, mas se sei de alguma devo tentar minorá-la. Por mais que faça, é-me impossível ficar indiferente perante a dor.»
«Aqui está um campino fumando gravemente o seu cigarro de papel que me vai emprestar lume.» * «Eurico era uma destas almas ricas de sublime...
Visconde de Meneses, «RETRATO DA vISCONDESSA DE MENESES» (1862)
ortografia
Segue-se a norma adoptada em Angola e Moçambique, que é a da ortografia decente.
John Ruskin (1819-1900)
«Os edifícios antigos não nos pertencem. Em parte são propriedade daqueles que os construíram; em parte das gerações que estão por vir. Os mortos ainda têm direitos sobre eles: aquilo por que se empenharam não cabe a nós tomar.»
Alfredo Keil, «O ATERRO EM 1881»
M. Teixeira-Gomes (1860-1941)
«Do passado, só me interessa, em arte e literatura, a obra que conservou beleza actual. Assim, esse nome estupendo: "Cartago", no sítio próprio, pouco me diz, além da paisagem onde o lugar persiste. Na solidão do meu gabinete de trabalho, ou nas salas de uma biblioteca, ele parece ganhar em ressonância, e sacudir a poeira dos inúmeros cartapácios que lhe registram a crónica; das suas ruínas pulverizadas, nenhuma "substância" espiritual me assiste.»
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
«É o meu nojo, e não o meu ódio, que me devora a grandes dentadas a vida!»
Columbano Bordalo Pinheiro, «RETRATO DE ANTERO DE QUENTAL» (1889)
José Afonso (1929-1987)
EU SOU O MEU PRÓPRIO COMITÉ CENTRAL.
Aurélia de Sousa, «Auto-Retratp» (1900)
Coelho Neto (1864-1934)
«Nós caminhamos sobre túmulos. Como os antigos guerreiros para tomarem de assalto os muros das cidades iam subindo pela mortualha, fazendo de cada cadáver o degrau da escada, nós vencemos à custa do que foi ».
D. Carlos I, O SOBREIRO» (1905)
Seguidores
Euclides da Cunha (1866-1909)
« Ouviu-os indiferente e contrafeito. Não sabia respondê-los. Tinha a frase emperrada e pobre. Além disso, tudo quanto saía do passo ordinário da vida não o comovia, desorientava-o, contrariava-o.»
Amadeu de Sousa-Cardoso, «COZINHA DA CASA DE MANHUFE» (1913)
«É sempre fácil baixar a cabeça diante da moda de cada época; o difícil é mantê-la sempre no lugar. É sempre fácil ser modernista, como é fácil ser um snob.»
Dois pesos e uma impunidade total
-
«
*Senhora presidente, o mundo não devia habituar-se à morte de
palestinianos. A ver morrer crianças palestinianas à fome. A ver mães
carregar os seus f...
Derrota do golpismo no Brasil
-
*Uma excelente notícia*
*«A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, os
ex-ministros Braga Netto (Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno...
Sócrates de novo
-
Quem, com pulsões necrófilas e num momento de ócio, exumasse os numerosos
textos que escrevi a partir de 2011 (antes disso a comunidade esteve
tristement...
CARTA A UM JOVEM DECENTE
-
Face ao que diz ser a «normalização da indecência», a jornalista Mafalda
Anjos publicou um livro com o título: Carta a um jovem decente. Nuno Dias
da Silva...
Fripp & Eno - "No Pussyfooting"
-
Fripp & Eno
"No Pussyfooting"
E.G. Records
1973
Robert Fripp – electric guitar, acoustic guitar.
Brian Eno – synthesizer, keyboards, treatments.
1 – The ...
Hergé
-
(Scout Luzitano, Covilhã, 1927)
O autor do mundialmente famoso Tintin deu os primeiros passos na banda
desenhada ainda no Escutismo, ao qual pertenceu.
...
Horrível
-
O II Beja Horrível – Noites de Terror na Bedeteca decorre de 22 a 24 de
Novembro: exposições, filmes, conversas, visitas guiadas, mercado do livro…
Destaca...
Fiodor Tiutchev - Silentium!
-
*O poeta nos convida a contemplarmos em silêncio a riqueza de nossos
pensamentos e emoções, expandindo nossa interioridade aos confins de um céu
estrelad...
O beabá do 25 de novembro e a direita
-
O aproveitamento simbólico, pela direita e pela extrema-direita, do 25 de
novembro de 1975, a data que de alguma forma fechou a fase mais dinâmica do
proce...
as aberturas de OS MEUS AMORES
-
*«Idílio rústico». *«Quando atravessou a povoação, rua abaixo, com o
rebanho atrás dele, era ainda muito cedo.»
*Trindade Coelho*, *Os Meus Amores *[189...
Citação de Brian Eno
-
"Estou cada vez mais convencido de que a nossa única esperança de salvar o
nosso planeta é se começarmos a ter sentimentos diferentes sobre ele:
talvez s...
O cego
-
(A propósito de Lc 18, 35-43)
havia um cego
na beira da uma estrada
havia um cego
na beira de uma estrada
vulgar
recordo que havia um cego
e uma estrada
...
Sacudir a água do capote
-
Há uns anos, quando as suas ideologia e acção política passaram a ser
identificadas e designadas por wokismo, o primeiro instinto das pessoas
woke foi dize...
Moléstias, guerras, caos e desnorte
-
Uma semana após a tragédia natural que assolou a região levantina de
Valência, todos os seus imediatos efeitos estão ainda em pleno
desenvolvimento: locali...
[Silêncio, terra-mãe, por favor!]
-
Silêncio, terra-mãe, por favor!
Que fiquem apenas as aves
tecendo, com bicos macios,
os rasgos agrestes da dor.
Victor Oliveira Mateus
*EREMUS ET CIVITA...
A maratona do progresso
-
Que com o correr dos anos muito se aprende é afirmação válida em tempos
passados, e para outro tipo de pessoa, pois no que me diz respeito, esse
supos...
a igreja
-
Hoje passei em frente a uma igreja e vi um funeral. Que triste que é… As
vestes negras e os rostos de fuligem expressam a estupefação diante da
única certe...
Edifício no Campo de Santa Clara, 124
-
Edifício oitocentista com fachada totalmente revestida por azulejos, traduz
vincado gosto romântico e cenografia com efeitos de trompe-l'oeil,
apresentando...
A sinistra manipulação da informação
-
O que se passou em Amesterdão foi muito simples: na véspera e nas horas que
antecederam o jogo Ajax-Maccabi, em Amesterdão, adeptos do Maccabi Telavive
arr...
-
* As Colectividad**es de Cultura e Recreio na Resistência ao Fascismo
Português **(número comemorativo dos 50 anos do 25 de A**bril)*.
*ÍNDICE*
* Apres...
O CATACLISMO QUE SE APROXIMA
-
*Tendo em conta a difusão do que **se **chama informação, inclui-se ali o
que é despejado sobre* *as multidões; o produto da apropriação pelos media,
em...
José Luís Monteiro (1848-1942)
-
Estação Central dos Caminhos de Ferro (1886-1887, Lisboa)
-
Hotel Internacional ou Avenida Palace (1890-1892, Lisboa)
-
Casa Biester (1890, Sintra)
-
Igreja...
Brigantus Vol.1- Banido
-
*- Lá, estará uma jovem de olhos claros à minha espera. Ela aquecer-me-á o
coração com o seu sorriso.*
Mais um livro de Hermann, mais uma série de *H...
Eça em Desassossego
-
Em 2025, completam-se 180 anos do nascimento de Eça de Queirós. Entre
outras iniciativas que certamente assinalarão a efeméride, registe-se desde
já a orga...
10 anos sem Ariano Suassuna
-
Há 10 anos, a convite da revista Ponto (SESI-SP Editora), escrevi um artigo
homenageando Ariano Suassuna, que nos deixou em 2014.É esse artigo,
ilustrad...
Ana Laíns
-
Després de tornar a veure i escoltar aquest video d'Ana Laíns, no em puc
estar de deixar-lo aqui al blog i compartir-lo amb tots aquells que
estimen, co...
Trevas e luz: Um caminho para a liberdade
-
[image: z.png]
A luta pela liberdade acompanhou vários escritores e jornalistas durante
toda a Ditadura portuguesa (1926-1974). Irene Lisboa, autora nasci...
Rádio - Em Órbita!
-
Rádio - Em Órbita!
Na segunda metade da década de 60 (1/4/1965) nasceu o programa “Em Órbita”
no Rádio Clube Português, realizado por Jorge Gil e Pedro S...
Maria Ondina Braga: páginas angolanas
-
*A convite gentil do Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de
Escritores, José Manuel Mendes, escrevi um artigo sobre as páginas
angolanas d...
Para que eu nunca mais me atreva
-
quando conheci você
jamais pensei
que hoje eu estaria tecendo uma nova obsessão
demorou para acontecer
e ainda foi tudo tão atípico
como se a estranheza de...
LA GALERIE CHAMPAKA COMME SI VOUS Y ÉTIEZ !
-
Christian Godard atterrit chez ChampakaAuteur de plus de 220 albums
(scénariste et/ou dessinateur), il a participé à la quasi-totalité des
magazines et r...
Miguel Reis e a Frente Polisário
-
Descubro pelo Facebook que morreu o Miguel Reis. Durante uma década –
a década escaldante – o Miguel foi jornalista e não advogado. Os obituários
...
Eloy - Ocean (1977)
-
Capa criada por Wojtek Siudmak. Veja a capa original aqui. Álbum Conceitual
Frank Bornemann (vocal, guitarra) disse a Ira Kantor da Vintage Rock:
A idei...
Lugares da vida e da ficção
-
«De Viana disseram-me os rapazes que a demora da Carlota Ângela é causada
pela falta de papel.Queria eu lá publicar este romance que estou
escrevendo, mas ...
Natália e o espectro*
-
Dada amiúde a lendárias contradições, excentricidades e bizarrias, que
soube envolver na capa de uma vida corajosa e de uma obra variada e
contestatária, N...
Gannibal
-
Autor(es) Masaaki NINOMIYA Editora A Seita Número de Volumes 2 vol.
Impressão Quatro Cores Faixa Etária Recomendável A partir dos 16 anos
Comentário Desde ...
Nous sommes «Un», par Gaëlle Choisne
-
La plasticienne et sculptrice détaille, dans un texte poétique, ce que
devrait être notre rapport à la biodiversité.
Brasil, trabalho: a escala 6X1 e os trabalhadores
-
A pauta da diminuição da carga horária no trabalho, hoje concretizada
contra a escala 6×1 e que tem levantando centenas de pessoas em luta no
país, mostrou...
Memória descritiva de uma casa na Trofa
-
A casa é visível e demora Não esqueças nenhuma porta o mapa das frinchas
pelas paredes desencontrados sopros, escadarias aceita a mão incerta que te
leva h...
‘The Look of Shame’
-
The French filmmaker Catherine Breillat was in her mid-twenties when she
met Roberto Rossellini. She had already published four novels and played a
small r...
Angoulême 2025 : la sélection officielle
-
[image: fauve-dor_une]Le 52e Festival international de la bande dessinée
d'Angoulême se tiendra du 30 janvier au 2 février 2025. Il vient de
dévoiler ses s...
Godard reencontra Manoel de Oliveira em Serralves
-
A exposição "Tendo em Linha de Conto os Tempos Atuais" apresenta obras
estáticas de Jean-Luc Godard, icónico realizador francês da História do
Cinema. Na...
-
Che cos’è quello che oggi la teocrazia sciita di Teheran chiama Asse della
Resistenza? Un insieme di forze unite dal fanatismo religioso, dall’odio
per l’O...
Localisez votre famille grâce à RetroNews !
-
Retrouver l’adresse d’un ancêtre relève quelque fois du jeu de piste. Fort
heureusement, cette information, si capitale en généalogie, est fréquemment
me...
Os dez artigos mais lidos em 2023
-
Os dez artigos mais lidos em 2023
Em 2023, o *Setenta e Quatro* voltou a rondar um milhão de visitas. O
balanço deste ano não deixa de revisitar um dos m...
Edição de Dezembro de 2021
-
EDITORIAL De Minsk a Calais BENOÎT BRÉVILLE POLÍTICA Ocupar a liberdade e
ganhar o tempo . LUÍS BERNARDO ECONOMIA O rigor é um lugar estranho:
contenção or...
Cuba e o desporto
-
Sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze: foi este o saldo da
participação de Cuba nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo-lhe
um ...
Post-Covid, la mode se vit sous subculture acid
-
Les créateurs et les créatrices vont puiser dans les raves des années 1990
couleurs et silhouettes pour une réflexion sur le corps et la liberté
imaginant ...
First acts announced for WOMAD Charlton Park 2018
-
Amadou & Mariam, Ken Boothe and Dobet Gnahoré are among the first acts
announced for this year’s WOMAD Charlton Park Festival from July 26-29 The
first w...
Margo Price – All American Made
-
Rapid-fire follow-up to 2016’s debut Midwest Farmer’s Daughter.
The post Margo Price – All American Made appeared first on MOJO.
Erivelto já dá pontos ao Sp. Covilhã
-
Um golo do avançado brasileiro Erivelto, na conversão de uma grande
penalidade, permitiu ao Sp. Covilhã evitar a derrota e trazer um ponto da
visita a Alco...
Le Prix Roger Nimier célèbre un roman rouge !
-
Le roman soviétique de Paul Greveillac, *Les Âmes rouges*, a reçu mercredi
le prix nommé en mémoire du célèbre Hussard.
Chapeau (alternatives)
Le roman ...
«Ele aguçou-lhe o olhar e deixou-o entrever as grandes palavras que enchem o peito humano, abriu-lhe a alma humana e a sua própria, fê-lo clarividente e mostrou-lhe o interior do mundo e por fim aquilo que está por trás de palavras e acções. Mas o que ele viu, foi isto: o cómico e a miséria, o cómico e a miséria.»
Sarah Affonso, «AUTO-RETRATO» (1927)
Raul Proença (1884-1941)
«O socialismo é um liberalismo penetrado de vontade, tentativa deliberada e permanente para pôr o mundo à escala humana.»
Stuart Carvalhais, «RETRATO DE FERREIRA DE CASTRO» (1928)
com o meu nome
Fernando Pessoa (1888-1935)
«A superioridade não se mascara de palhaço; é de renúncia e de silêncio que se veste.»
Roberto Nobre, «A CEGA SANHA DO POVO» (1935)
Em flagrante decilitro (2005)
Fidelino de Figueiredo (1888-1967)
«...só nos insurgimos com vital impulso contra o que em nós trazemos.»
Almada Negreiros, «Retrato de Fernando Pessoa» (1954)
Ferreira de Castro (1898-1974)
«Nenhum de nós é um só homem».
Maria Helena Vieira da Silva, «A POESIA ESTÁ NA RUA» (1974)
Blogs Portugal
Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)
«A infância, esse grande território donde todos saímos! Pois donde sou eu? Sou da minha infância como se é de um país...»
Arutr Bual, MULHER (1983)
Vercors (1902-1991)
«não posso ofender um homem sem sofrer, mesmo que esse homem seja meu inimigo.»
Carlos Farinha, «BANDEIRA BRANCA»
Dmitri Shostakovich (1906-1975)
«Ou dizemos a verdade sobre o passado, ou calamo-nos.»
Sem comentários:
Enviar um comentário