sábado, outubro 18, 2008

Pinguinos

Numa pesquisa em periódicos dos anos 20, deparo-me com a palavra pinguinos (não é a única surpresa: ginsão por ginseng, também se encontra...).
Nem de propósito, chego ao blogue de Xavier Gorce, via Bo-Doi, e vejo este fantástico comentário à vaia monumental dos magrebinos à Marselhesa.

Uma ideia para outdoor numa praça de Lisboa, quiçá?

4 comentários:

nas asas de um anjo disse...

gosto de ler este blog por posts como este!(",)

bom fim-de-semana

Ricardo António Alves disse...

Ainda bem .| E espero que aprecie as músicas, os poemas, os fragmentos, as capas, os desenhos animados...
Bom fim-de-semana para si também.

Manuel Nunes disse...

Isto que aconteceu, se não estou em erro, no Stade de France, faz-me lembrar o que se passou há uns anos num desafio de futebol Portugal-Angola no Estádio de Alvalade. Nada de ofensas ao hino ou coisa parecida, mas uma total indisciplina (revolta?) dos jogadores angolanos dentro do relvado. Após cinco ou seis expulsões, o jogo foi dado por acabado, nos termos regulamentares, por a equipa de Angola já não ter o número mínimo de elementos para poder jogar. Nas bancadas, os adeptos africanos também não se portaram lá muito bem, mas a polícia não interveio.
Como são difíceis de sarar os traumas do colonialismo!

Ricardo António Alves disse...

É verdade, também me lembrei desse triste jogo. A situação francesa parece-me, porém, muito mais complexa. Provavelmente, muitos dos que assobiaram o hino são cidadãos franceses...