domingo, outubro 12, 2008

caderninho

A todo o momento aplica-te com todo o zelo, como Romano e como homem, a fazer o que tens entre mãos com uma gravidade adequada e sincera, com amor, independência e justiça; e procura também libertar-te de todas as outras preocupações. E te libertarás se realizares cada acção como se fosse a última da tua vida, despojada de falsidade, de egoísmo, de despeito contra o destino. Vês quão pouco é preciso para levares uma vida próspera e temente aos Deuses. Com efeito, os Deuses nada mais reclamarão de quem observa estes princípios. Marco Aurélio

Pensamentos para Mim Próprio (tradução de José Botelho)

5 comentários:

Ana Paula Sena disse...

O tipo de leitura que é muito da minha predilecção: um autor do classicismo, uma orientação prática para a vida, e a nobreza do carácter que nela se reflecte.

Agradeço a excelente evocação! :)

nas asas de um anjo disse...

adoro estes seus apontamentos no caderninho e hj fiz de propósito,li sem ver o autor e tentei adivinhar...tscham tcham...adivinhei!
gosto mt destes pensamentos-guia de Marco Aurélio!
obrig e boa semana

Ricardo António Alves disse...

Ana Paula: Eu acho incrível o Marco Aurélio ter sido Imperador de Roma. É como se fosse um milagre.

Nas Asas...: ainda bem, eu gosto de partilhar estas coisas.
Eu é que agradeço.
Boa semana, também.

nas asas de um anjo disse...

lendo o seu comentário-resposta à Ana Paula, 1 curiosidade:concorda com o q diz a república, de platão? q devereríamos ser governados por filósofos?digo mesmo p filõsofos, e nem a quem está no governo e tem o nome de filósofo...lol

Ricardo António Alves disse...

Não , não concordo. Acho que os cidadãos se devem governar a si próprios, por delegação popular, sejam filósofos ou sapateiros :|