quarta-feira, julho 03, 2024

3 versos de Dick Hard

«Treinos de captação / de futebol feminino / no Coina» 

De Boas Erecções Está o Inferno Cheio (2004)

caracteres móveis 3 - OS MAIAS

«Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma tímida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado, tinha o aspecto tristonho de residência eclesiástica que competia a uma edificação do reinado da senhora D. Maria I: com uma sineta e com uma cruz no topo, assemelhar-se-ia a um colégio de Jesuítas.» Eça de QueirósOs Maias (1888)

terça-feira, julho 02, 2024

Frank Sinatra, «I've Got a Crush on You»

Franco Charais, o militar de Abril que mandou libertar os presos de Caxias,

cagando-se para o Spínola, li aqui, através de mão amiga. Descubro agora a sua pintura, muito pessoal e interessantíssima, alguma inspirada em motivos africanos rupestres, certamente informada pelas missões em África durante a Guerra Colonial, mas também de feição surrealizante, de que deixo alguns exemplos, tirados da net.





150 portugueses: 61-65

61. Duarte Pacheco Pereira (Lisboa, 1460-1533). Navegador, escritor, cosmógrafo, geógrafo, guerreiro, fidalgo da Coroa, há indícios de que chegado ao Brasil antes de Cabral. No Esmeraldo de Situ Orbis (1505), título misterioso e objecto de diversas interpretações, consagra por antecipação o "vi claramente visto" de Camões: «a experiencia he a madre das cousas por ella soubemos rradicalmente a verdade» -- ou  a face solar dos Descobrimentos. 

62. Fernão de Magalhães (1480-1521). O seu nome -- um dos muitos sinónimos para a palavra audácia --, baptizou duas galáxias, as Nuvens de Magalhães. Provou, em troca da vida, que a Terra é redonda.

63. Gil Vicente (c. 1465 - c. 1536). Digno pai do teatro português, pois usou do seu apurado espírito crítico para pôr em cena o drama do mundo. Se é o mesmo Gil Vicente da Custódia de Belém, o mestre foi duas vezes genial.

64. D. João IV (1604-1656). Duque de Bragança, trineto de D. Manuel I -- na verdade, as quatro dinastias foram apenas uma --, relutou antes de encabeçar a Restauração da Coroa ( reino continuara a existir na chamada Monarquia Dual). Depois, uma saga militar e diplomática que comandou. É um relevante compositor.

65. Luís de Camões (1524 -1580). Ano de centenário, o V. Li a alguém, há dias (creio que numa entrevista de Francisco José Viegas a Frederico Lourenço), qualquer coisa como isto: o leitor jovem rende-se ao lírico; mas o épico acaba por voltar, com força. Talvez seja o que me está a acontecer. De qualquer forma, Camões, grande Camões...

4 versos de José Régio

«Tinha um Deus; e cria então / Que o homem é de Deus. /Procuro hoje, em vão, a vã consolação / De os meus vícios serem meus...» 

As Encruzilhadas de Deus (1936)

caracteres móveis 2 - AS PUPILAS DO SENHOR REITOR

«Em negócios de lavoura dava, como se costuma dizer, sota e ás ao mais pintado. Até o sr. Morais Soares teria que aprender com ele. Apesar dos seus sessenta anos, desafiava em robustez e actividade qualquer rapaz de vinte.» Júlio Dinis, As Pupilas do Senhor Reitor (1867)

segunda-feira, julho 01, 2024

Thelonious Monk, «Little Rootie Tootie»

caracteres móveis 1 - EURICO, O PRESBÍTERO

«Nenhuma das tribos germânicas que, dividindo entre si as províncias do império dos césares, tinham tentado vestir sua bárbara nudez com os trajos despedaçados, mas esplêndidos, da civilização romana, soubera como os Godos ajuntar esses fragmentos de púrpura e ouro, para se compor a exemplo de povo civilizado.» Alexandre Herculano, Eurico o Presbítero (1844)

A obra-prima


 

2 versos de A. M. Pires Cabral

«É assim o granito: perdurar / está-lhe na massa do sangue»

Caderneta de Lembranças (2021)