sexta-feira, dezembro 22, 2023

"ventre estafado" e outros caracteres móveis

«Os seus olhos vorazes eram mais temíveis do que esse ventre estafado de esforços vãos, do que a bacia que se opunha à vida.» Fernando Namora, «História de um parto», Retalhos da Vida de um Médico (1949) / «Pelas estradas, ao largo, chiavam estridentes os carros, precedidos pelo andar  saracoteado das raparigas, que, de pés descalços, saia curta, aguilhão ao ombro, e negro chapéu de Avintes, falavam aos bois pequeninos, jungidos pela alta canga rendilhada.» Conde de Sabugosa, «A aliança inglesa», De Braço Dado (1894) / «Um trabalho escrupuloso e fiel, algumas raras merendas no campo, um apuro saliente de fato e de roupas brancas, era todo o interesse d sua vida.» Eça de Queirós, «Singularidades de uma rapariga loura» (1874), Contos (póst., 1902)

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

«Era sobre a noite e, à friúra do céu, o cálido rescendor da terra evolava-se docemente. O sol descaía para trás dos montes de Guadarrama. Uma serena paz envolvia tudo; apenas, lá para os altos as calhandras assobiavam aos filhos, e o silêncio enchia-se com a toada da suave quezília maternal.
Calados se foram, um a par do outro, costeando o regato, que ria, saltava, cantava, desfranzindo com a sua ágil mobilidade o crepe nocturnal da terra.»
Aquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "A Tentação do Sátiro" (1913)

Manuel M Pinto disse...

https://ebird.org/species/whbmoc1?siteLanguage=pt_BR
calhandra