domingo, dezembro 17, 2023

honra, escrúpulo e outros caracteres móveis

«E como ele me respondeu que era primo desses, eu tive logo do seu carácter uma ideia simpática, porque os Macários eram uma antiga família, quase uma dinastia de comerciantes, que mantinham com uma severidade religiosa a sua velha tradição de honra e de escrúpulo.» Eça de Queirós, «Singularidades de uma rapariga loura», (1874), Contos (póst., 1902) «E embora as linhas físicas dele não se mostrassem rudes, o fato que trazia, gasto, poeirento, e não sei mais o quê do seu todo, sugeriam a ideia de homem habituado a trilhar as estradas do mundo, de varapau na mão, ao assalto da vida.» Ferreira de Castro, O Senhor dos Navegantes (1954) «O Frei José, nas confissões, dizia-lhe que Jesus Cristo chamava alguns eleitos "para uma vida melhor" e que ele ouvisse o santo apelo de Deus.» António Alçada Baptista, Uma Vida Melhor (1984)

1 comentário:

Manuel M Pinto disse...

«De mão embaraçada, mas sem febre nem tremura, desdobrou D. Alejandro a mensagem. E logo dos lábios se lhe escapou uma praga, praga tão estrondosa que vieram a correr de dentro, alarmadas, D. Sol, D. Mafalda, e as donzelas do serviço.
-- Ordem de marchar para Portugal com os meus ginetes -- rosnou para D. Mafalda, que ao pé dele, gentil e viçosinha, se inculcava filha, esposa não. -- Também aqueles perros de portugueses se revoltam! Maldita seja a guerra e a porca madre que a gerou!»
Aquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "A Tentação do Sátiro" (1913)