quinta-feira, abril 22, 2021

JornaL

 Liberal. Palavra digna, ideia libertadora, 201 e 199 anos após a revolução e a primeira Constituição. Quando se abastarda e confunde com ganância e selvajaria, a culpa não é da ideia.

Livre. Honrou-se e fez jus ao nome, ao ceder lugares à Iniciativa Liberal e ao Volt.

Navalny. É lamentável dizê-lo, mas conhecendo o historial da política americana em relação à Rússia após a queda da União Soviética, Navalny é no mínimo um instrumento da CIA, se não for seu agente.

Putin. Lava a alma ouvi-lo dizer aos americanos, satélites e vassalos: quem traça as linhas vermelhas somos nós, a propósito das provocações na Ucrânia e no Mar Negro. Os rufias só percebem a linguagem da força. E há apenas um país que pode fazer frente ao bullying americano. Eu assisto com deleite.

Vacinas. Há quem diga que a vacina russa -- de há muito com a certificação da OMS -- não é aprovada pela Agência Europeia do Medicamento para proteger as farmacêuticas no mercado. Não creio; seria a Máfia instalada nos lugares de decisão da União Europeia. A EMA não aprova porque os americanos não deixam, como qualquer vê. O europeísta que ainda há em mim sente-se desiludido.

Vassalagem.  É o nosso comportamento em relação às administrações americanas. Devemos ter com eles as melhores relações, até por uma questão de vizinhança, mas a subserviência é deplorável. Uma aberração chamada Kosovo; a miserável Cimeira das Lajes; a desastrada e perigosa acção na Venezuela, em que fomos marionetes. Quanto às vacinas, estamos apenas a ser obedientes, e duvido que o governo tenha grande margem de manobra, se não quiser abandalhar a UE, como fazem os húngaros. Mas neste cao é a própria UE que está a pedi-las.

25 de abril sempre! É inacreditável como se pode ser tão canhestro/sectário (riscar o que não interessa). Manuel Alegre disse ontem que ninguém é dono do 25 de Abril, nem mesmo os que o fizeram. E é assim mesmo. Vedar o acesso à celebração desta gloriosa revolução a um partido com representação parlamentar por causa da pandemia é acima de tudo estúpido. (Depois admirem-se que o verdadeiro partido dos animais continue a subir.) Daquelas organizações todas que aparecem na comissão organizadora, metade são dependências do PCP, e uma boa parte doutras são constituídas  pelas respectivas direcções e mais ninguém. Como disse, e bem, Carlos Silva, da UGT, há erros que se pagam caro. 

Sem comentários: