quarta-feira, dezembro 29, 2010

Cordilheiras do Riff 2010 - 4/6

Louis Armstrong, Someday. O que escrevi sobre a Kate Bush vale também para o Armstrong (1901-1971): único e incomparável. Ninguém soprava como ele, ninguém cantava como ele. Postado em 7 de Novembro.


The Mamas & The Papas, California Dreamin'. Que dizer a propósito de uma obra-prima com pouco mais de dois minutos de duração? Nada, não me apetece. Só ouvir. Postado em 20 de Março.


Miles Davis, So What. Tema inaugural do histórico Kind Of Blue (1959), aqui sem Bill Evans, substituído por Winton Kelly, nem Cannonball Adderley no sax alto, mas com Paul Chambers e Jimmy Cobb, contrabaixo e bateria (o último (ou)vi-o tocar no Estoril, 50 anos depois). Chambers marca a entrada de Miles (1926-1991), segue-se um solo fantástico do jovem Coltrane, depois Kelly ao piano com um beat contagiante, regressa Miles, primeiro trompete em diálogo com piano, a seguir apoiado pelos sopros da orquestra de Gil Evans (que me parece swingar lá atrás no estúdio), para a secção rítmica encerrar, pelos dedos de Chambers. Postado em 20 de Maio.


Sem comentários: