domingo, outubro 24, 2010

quem pode censurar?

A um homem já idoso censurava-se que fizesse a corte a jovens donzelas. "É o único meio -- replicava ele -- de se rejuvenescer e isso qualquer pessoa o deseja."
Goethe, Máximas e Reflexões (trad. Afonso Teixeira da Mota)

6 comentários:

Manuel Nunes disse...

Diz D. Francisco Manuel de Melo no capítulo III da "Carta de guia de casados" haver "três castas de casamentos no mundo: casamento de Deus, casamento do diabo, casamento de morte. De Deus, o do mancebo com a moça. Do diabo, o da velha com o mancebo. Da morte, o da moça com o velho".
Conta o insigne escritor do nosso século XVII que ouviu estas máximas a um cortesão e que o mesmo explicava a razão de se chamar casamento de morte: porque "os velhos casados com moças apressam a morte, ora pelas desconfianças, ora pelas demasias".
Grande sabedoria, a deste cortesão!

endríago apaixonado disse...

Parece que este idoso de Goethe não andaria propriamente à procura de casamento, apenas pretendia "fazer a corte" às frescas donzelas. Mesmo assim, corria os seus riscos... Se não pelas "desconfianças", pelo menos por alguma "demasia" que viesse a proporcionar-se. E logo num tempo em que não havia urgências médicas, desfibriladores e outros recursos c clínicos. Pelo menos morria de papinho cheio.

Ricardo António Alves disse...

AH AH AH, grande Manel!, essa é de Hospital!

Endríago, sempre acurado.

Mónica disse...

ó diabo!!

Ricardo António Alves disse...

já tinha saudades suas

Mónica disse...

:D