segunda-feira, dezembro 07, 2009

O meu Estoril Film Festival -- de A a T (9)

Kynodontas, de Yorgos Lanthimos, Grécia, 2009 («Em comprtição»). Venceu o Festival. Uma família, pais e três filhos adolescentes. Estes nunca saem de casa, não têm qualquer contacto com a realidade, por tal forma que esta é manipulada pelo pai, o que cria situações hilariantes. O filme ganha pelo absurdo e perde pelo caricatural. Não seria a minha escolha.


Livros. Comprei dois, na banca da fnac. A saber: Notas sobre o Cinematógrafo, de Robert Bresson (Elementos Sudoeste); e As Lições do Cinema, de João Mário Grilo (Edições Colibri / FCSH da UNL).


Moon, de Duncan Jones, Reino Unido, 2009 («Em competição»). Um filme extraordinário, para mim, que nem sou grande apreciador de ficção científica, um dos melhores a concurso. O protagonista, o austronauta Sam Bell (grande desempenho de Sam Rockwell), é o único trabalhador duma estação lunar, tendo por companhia Gerty, um sagacíssimo robot para (quase) todo o serviço. Quando Sam sai em missão exterior,depara-se com um acidente na central extractiva do minério selenita de que a Terra necessita -- razão da sua presença aí. Estranho acidente: o astronauta avista nada mais nada menos do que o seu próprio cadáver. A saber: aquele que julgava ser o astronauta Sam Rockwell é, na verdade, um clone deste. O futuro é já aqui, quando todas as interrogações se levantam. Uma curiosidade: Duncan Jones é filho de David Bowie.

4 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Olá, RAA :)

Embora não goste de tudo, dentro da ficção científica, é um género que aprecio. Daí ter ficado mesmo com muita pena de não ter visto este "Moon".

Obrigada. Fico com ele "debaixo d'olho".

Quanto ao vencedor, pelo que sei, também não seria a minha escolha.

Um abraço e votos de um bom feriado (que vem aí...)

Ruela disse...

Parece ser interessante.




Abraço.

Ricardo António Alves disse...

Caros amigos, aproveitem, que ele está em exibição.
Abraço a ambos.

Ricardo António Alves disse...

Então não perca este.