sexta-feira, dezembro 25, 2009

músicas grandes de 2009 para o dia de Natal

Mário Marques, sonata # 3 em lá menor de Carlos Seixas (Allegro / Allegretto). O balanço da música de Seixas, em grande parte desaparecida com o terramoto de 1755. Não sei porquê, algumas das suas sonatas para cravo trazem-me à memória composições dos velhos Paredes, Artur e Gonçalo. Não será, certamente, por todos serem de Coimbra; mas porventura tem de ser-se português para soar assim.
Postado em 31 de Outubro (com um abraço, pelos comentários, à Ana Paula, Fátima e Martinha).


Bahman Salless / Boulder Chamber Orchestra, «Sospiri», de Edward Elgar. Um adagio do grande Elgar, o compositor da Inglaterra eduardina, fim de uma era. Este tom elegíaco acusava a entrada do país na Grande Guerra, a primeira carnificina sem nome do século XX.
Postado em 12 de Setembro (com um novo abraço à Ana Paula, pelo comentário)


Sir Andrew Davis / Orquestra Sinfónica da BBC, «Fanfare For the Common Man», de Aaron Copland. No centro de outra carnificina inominável, na primeira metade da década de 40, Copland, judeu e homossexual, celebra o homem comum, aquele que luta na Europa e em África, no Atlântico e no Pacífico, nos mares e nos céus -- o homem comum que nos salvará do Mal.
Postado em 25 de Julho.
http://

1 comentário:

Ricardo António Alves disse...

Espero que ouça tudo :|