terça-feira, junho 03, 2008

Figuras de estilo - Cyro dos Anjos

"Por que um livro?", foi a pergunta que me fez Jandira, a quem, há tempos, comuniquei esse propósito. "Já não há tantos?" Por que você quer escrever um livro, seu Belmiro?" Respondi-lhe que perguntasse a uma gestante por que razão iria dar à luz um mortal, havendo tantos. Se estivesse de bom humor, ela responderia que era por estar grávida. Sim, vago leitor, sinto-me grávido, ao cabo, não de nove meses, mas de trinta e oito anos. E isso é razão suficiente.


O Amanuense Belmiro

4 comentários:

estrelicia esse disse...

Nunca li nada deste escritor. Aliás nem sabia que existia. O excerto é sugestivo. Fiquei curiosa. Se alguma vez der de caras com o livro numa livraria vou levá-lo comigo.

Ricardo António Alves disse...

É muito interessante. Ele faz parte da Geração de 30 (Amado, Lins do Rego, Graciliano, Rachel de Queiroz). O livro saiu pela Cotovia.

Sofia K. disse...

Este excerto despertou em mim um sorriso! Pois eu que sou gestante ainda não tinha visto as coisas por este prisma!

Também não conhecia o escritor, mas a ver se investigo.

beijinhos

Ricardo António Alves disse...

Quando se está gestante, muita coisa deve tomar um aspecto diferente, digo eu...