sexta-feira, maio 12, 2023

a propósito da entrevista de Dugin ao 'Expresso' (ucranoanas CLXXXIV)

 A entrevista a Aleksandr Dugin publicada hoje no Expresso (um furo jornalístico) mostra como a guerra entre os Estados Unidos e a Rússia na Ucrânia é uma contenda cultural e civilizacional, dificilmente conciliável, não apenas dos dois imperialismos, mas entre um conservadorismo nacionalista, quase ou mesmo reaccionário, e um financismo apátrida e amoral, em que tudo se compra e vende, a começar pela dignidade individual.

2 comentários:

sincera-mente disse...

Tudo bem (ou tudo mal...), Ricardo! Geoestratégia, coisa e tal...
Mas depois (concedo que um pouco, mas apenas um pouco, por causa do que refere), há um país que resolve invadir outro, aparentemente com o intuito de conquistá-lo, matando gente, arrasando o que encontra pela frente, e pondo o mundo todo em polvorosa. Não será um tanto desproporcionado? Há lugar para a 'compreensão' do gesto dos russos, como se os coitados estivessem à beirinha de serem destruídos pelos americanos?

R. disse...

Caro Fernando,

Quem não conhecer os americanos, que os compre. E pensar que após os atentados às torres gémeas, o Putin abriu o espaço aéreo russo à aviação americana para chegarem mais depresso ao Afeganistão, que albergava a al-Qaeda...

Para simplificar uma questão complexa, entre muitas razões, benignas umas, menos inocentes outras: os russos não confiam nos americanos, não os querem à porta e estou convencido que os mais nacionalistas ou extremistas não toleram a ideia de vê-los mandar em Kiev, o berço da sua nação.

O melhor é guardarmos a conversa para quando nos virmos.

Abraço!