segunda-feira, janeiro 04, 2010

caderninho

Se me for possível enriquecer mantendo a minha autoestima, a minha fé e grandeza de espírito, ensinai-me então o caminho e hei-de enriquecer. Mas se me pedirdes para deitar a perder os meus valores, em ordem a conseguirdes vós próprios o que não é virtuoso, vedes vós mesmo o quanto sois injusto e ignorantes. O que preferis afinal? Dinheiro ou um amigo fiel e dedicado? Ajudai-me então nisto, e não exijais de mim que aja de modo a comprometer os meus princípios. Epicteto
A Arte de Viver (tradução de Carlos A. Martins de Jesus)

8 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Uma citação verdadeiramente magnífica, RAA!

Acrescento, algo prosaicamente: acho que é por causa de orientações destas (e de outras, claro) que nunca passei da "cepa torta" :)))

Um abraço

Ricardo António Alves disse...

E o que será a "cepa torta", Ana Paula?
Outro :|

Teresa Santos disse...

Há muita gente a necessitar de ler Epicteto!...
Abraço.

Ricardo António Alves disse...

Com efeito, Teresa, com efeito.
Outro.

Ana Paula Sena disse...

Bom, a "cepa torta", expressão com origem no mundo das vinhas, é não estar no topo do mundo. Até porque o dinheiro reveste-se de muitas formas.

Pessoalmente, sinto-me bem onde estou. Tenho vertigens :) Apesar de ser de boa cepa.

Ricardo António Alves disse...

Não duvido, Ana Paula :|
Por outro lado, ele há tantos mundos...

Mónica disse...

bem-vindo ao clube dos alienados..q dormem sossegados outras vezes de punhos cerrados

Ricardo António Alves disse...

Melhor sossegado...