domingo, outubro 08, 2006

Correspondências #62 - Gomes de Amorim a Almeida Garrett

Ilmo Snr.'
Não he sem tremer que me atrevo a pegar na pena para me deregir a V. Exca a quem amo com o mais profundo respeito: mas que fazer Senhor? quando a nececidade bate a porta. Já teve a ouzadia de vos escrever outra carta na qual vos pintava a minha mizeria, a vós Senhor a vos que sabereis avaliar as desgraças de nossa mizeravel vida. emfim Senhor a minha he tál, que vo-la naó pintarei. a oito annos nesta terra sempre infeliz pobre e mizeravel tenho tragado a longos tragos a taça da dizesperação.
Se minhas inflecidades vos comoverem póssa eu contar que a vossa generozidade me faça voltar a minha patria, a minha patria!... ah! que este nome e a lembrança de que póssa lá voltar consoláo a minha existençia: também já emigra[s]tes Senhor, já vivestes longe de Portugal, deveis conheçer quanto isso custa. porem para que ser mais estenço, se vos condoerdes mandar me heis ir para lá; tenho dezoito annos, poderei ser o minimo de vossos criados, apezar que o meo maior dezeijo era instruirme, mas servindo vos será a mesma coiza.
perdoai Senhor o temerario arrojo de a vós me derejir e apelo o meo perdaó para a vossa generozidade, rogo-vos que queirais ter o incomodo de me responder e fazer me saber qual a vossa vontade aqui me ingeitarei sem replicar.
Oxalá me seija a minha sorte tao favoravel qe póssa ao menos dizer como Camóes «Patria ao menos junto morremos» palavras sublimes que sahiraó de vosso peito porque vós milhor que ninguem as comprendeis.
Adeos Snr' dezejo que gozeis a mais perfeita saude e todo quanto vos pertença. perdoai de ir enterromper com couzas frivolas o quadro de vossa felecidade.
Cidade do Pará 27 de Julho de 1845
De VExca mtº attº Vor. Cr.º
Francisco Gomes de Amorim
In Costa carvalho, Aprendiz de Selvagem -- O Brasil na Vida e na Obra de Francisco Gomes de Amorim

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Nem os documentos de Gomes de Amorim valeram a quem quis convencer os trogloditas que era um crime deitar-se abaixo a casa de AG... para grande pena minha.
Olha, já há uma petição a correr contra a torre na marina ... está no blogue. Abraço.

Ricardo António Alves disse...

É verdade. As notas biográficas foram em boa parte ditadas pelo Garrett nessa casa que já não existe.
Recebi o mail, meu caro. Vou assinar, claro. Abraço.

Paulo Ferrero disse...

A petição está a andar bem ... ouve o jornal da Antena1 desta tarde (13h). Prometo que vais achar piada;-)

Ricardo António Alves disse...

Vou ver se consigo ouvir o das 7.
A petição está a andar muito bem! Abraço.