A Guerra da Ucrânia, entre a Rússia e os Estados Unidos
1. Os humoristas de serviço pretendem que é uma luta de valores entre o mundo liberal e o iliberal. Humor negro, porque o único valor que o financismo e o complexo militar-industrial conhecem é o do "deus-dólar" (Eça de Queirós). Dirigidos por estes, os Estados Unidos procuraram neutralizar a Rússia, seu único rival militar, minando-a por dentro e desestabilizando as repúblicas vizinhas que ainda não estavam integradas na Nato: Geórgia, Cazaquistão, Ucrânia. Os bidens e os johnsons não passam de marionetas ao seu serviço. Tudo estava a ser preparado com a Clinton; o Trump, bilionário autossuficiente, foi um parênteses.
2. A Rússia sempre se dividiu historicamente entre o eslavismo antiocidental (Dostoievski, Soljenitsine) e a abertura ao Ocidente. A boa-fé e o ímpeto ocidentalizante foi torpedeado pela própria avidez dolarística. Diz-se que Putin, até aí defensor de uma cooperação, mudou de opinião quando assistiu à barbárie do Iraque e da invenção do pretexto da existência de armas de destruição maciça pelo selvagem do Saddam Hussein, tentando a administração americana, debalde, enganar o Mundo, mas enganando boa parte dos próprios concidadãos. Ou seja, Putin percebeu que a cúpula política norte-americana estava nas mãos de patifes notórios em quem não se podia confiar. A Rússia violou o Direito Internacional? Sim, claro, fazendo uma guerra preventiva.
3. Por razões que me escapam, a cúpula política ucraniana, foi ou quis-se enredada nesta estratégia suicidária, sacrificando o povo aos interesses geo-financeiros dos EUA. As zonas de influência sempre existiram e continuarão a existir; faz parte do poder dos impérios. A União Europeia transformou-se numa vassala dos americanos e uma extensão política da Nato, um péssimo serviço ao projecto europeu.
dos romances
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*I. «Com *os remos a chapejarem surdamente, cautelosos como os dos ladrões,
nas proas um ruído fino, menor ainda que o dos botos cortando a tona da
água,...
1801
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Nicolau Tolentino, *Obras Poéticas de Nicolau Tolentino de Almeida*. José
da Silva Lisboa, *Princípios de Direito Mercantil e Leis de Marinha *(até
1808)...
«Pobres mulheres que tanto / desejáveis ter um filho! / Eu sou, desconhecido, a vossa própria vida.» «O órfão», 77 Poemas (1955)
Honoré de Balzac (1799-1850)
«O amor é como o mar, que visto superficialmente ou à pressa pode ser acusado de monotonia pelos espíritos vulgares, ao passo que certos seres privilegiados podem passar toda a vida a admirá-lo, encontrando-lhe sempre uma diversidade que os encanta.»
«Com 19 anos incompletos, André viu-se forçado a emigrar. Arranjaram-lhe dinheiro, deram-lhe um endereço para o Porto e disseram-lhe que aí...
Alfred de Musset (1810-1857)
«Sei muito bem que neste mundo há calamidades que eu não poderei evitar; lamento as que não conheço, mas se sei de alguma devo tentar minorá-la. Por mais que faça, é-me impossível ficar indiferente perante a dor.»
«Aqui está um campino fumando gravemente o seu cigarro de papel que me vai emprestar lume.» * «Eurico era uma destas almas ricas de sublime...
Visconde de Meneses, «RETRATO DA vISCONDESSA DE MENESES» (1862)
ortografia
Segue-se a norma adoptada em Angola e Moçambique, que é a da ortografia decente.
John Ruskin (1819-1900)
«Os edifícios antigos não nos pertencem. Em parte são propriedade daqueles que os construíram; em parte das gerações que estão por vir. Os mortos ainda têm direitos sobre eles: aquilo por que se empenharam não cabe a nós tomar.»
Alfredo Keil, «O ATERRO EM 1881»
M. Teixeira-Gomes (1860-1941)
«Do passado, só me interessa, em arte e literatura, a obra que conservou beleza actual. Assim, esse nome estupendo: "Cartago", no sítio próprio, pouco me diz, além da paisagem onde o lugar persiste. Na solidão do meu gabinete de trabalho, ou nas salas de uma biblioteca, ele parece ganhar em ressonância, e sacudir a poeira dos inúmeros cartapácios que lhe registram a crónica; das suas ruínas pulverizadas, nenhuma "substância" espiritual me assiste.»
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
«É o meu nojo, e não o meu ódio, que me devora a grandes dentadas a vida!»
Columbano Bordalo Pinheiro, «RETRATO DE ANTERO DE QUENTAL» (1889)
José Afonso (1929-1987)
EU SOU O MEU PRÓPRIO COMITÉ CENTRAL.
Aurélia de Sousa, «Auto-Retratp» (1900)
Coelho Neto (1864-1934)
«Nós caminhamos sobre túmulos. Como os antigos guerreiros para tomarem de assalto os muros das cidades iam subindo pela mortualha, fazendo de cada cadáver o degrau da escada, nós vencemos à custa do que foi ».
D. Carlos I, O SOBREIRO» (1905)
Seguidores
Euclides da Cunha (1866-1909)
« Ouviu-os indiferente e contrafeito. Não sabia respondê-los. Tinha a frase emperrada e pobre. Além disso, tudo quanto saía do passo ordinário da vida não o comovia, desorientava-o, contrariava-o.»
Amadeu de Sousa-Cardoso, «COZINHA DA CASA DE MANHUFE» (1913)
«É sempre fácil baixar a cabeça diante da moda de cada época; o difícil é mantê-la sempre no lugar. É sempre fácil ser modernista, como é fácil ser um snob.»
Gaza, a vergonha do mundo
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Beirute, 20 de Outubro, 01h14 – É difícil adormecer enquanto a Al Jazeera
mostra a tragédia na Faixa de Gaza. Mais uma vez, mais um dia, muitos
corpos alin...
Um caso de conveniente amnésia
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*Montenegro declarou*
*ontem que «não somos descendentes de (...)empobrecimentos*
* »:*
*estará a precisar de**Memofante ? *
Para avivar a memória de ...
...o amor tatuado
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Nesta rede de fitas velhas,
E arredondadas,
Uma valsa,
Duas danças finitas e apresentáveis,...
A vontade,
O professor que se despede no último sorri...
Nascer todas as manhãs
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"Apesar da idade, não me acostumar à vida. Vivê-la até ao derradeiro
suspiro de credo na boca. Sempre pela primeira vez, com a mesma apetência,
o mesmo ...
De Celeste & Làlinha, de José Cardoso Pires
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«Celeste é que nem quis saber de mais nada, correu logo para a rua, com a
boneca muito presa ao coração. Apertava-a até à dor do bem-querer.
Era uma neg...
al berto / doze moradas de silêncio
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5
hortelã bravia esmagada contra o rosto
seiva morna sobre o ventre emaranhado nas trepadeiras
secas latas de conserva detritos de comida
um fio de aze...
A-ha - take on me, 1985
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"Take On Me" is a song by the Norwegian synth-pop band a-ha. The original
version, recorded in 1984 and released in October of that same year, was
produce...
Viva Devir
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É sem dúvida que a Devir é a editora comercial mais coesa dos últimos cinco
anos, sacando guita aos putos e depois publicado obras para os adultos. Eis
que...
DEPOIS
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Primeiro sabem-se as respostas.
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como aves voltando a casa ao fim da tarde
e pousando, uma a uma, no coração
quando o coração já s...
os pássaros nascem na ponta das árvores
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*Os *pássaros nascem na ponta das árvores
As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros
Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores
Os pássaros começ...
Comparar, olhar, ver, navegar
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Lembro-me regularmente do historiador José Medeiros Ferreira (1942-2014),
um antifascista que foi dos mais argutos e críticos representantes da elite
nac...
Ainda a necessidade e o perigo das vanguardas
-
A palavra vanguarda é usada no vocabulário comum como metáfora de origem
militar que alude ao destacamento especial dos exércitos destinado, durante
as cam...
Francisco Brines - Palavras fatídicas
-
*Nestes versos, Brines parece haver transcrito um diálogo interno, ao longo
do qual o sujeito lírico exprime o evoluir da sua percepção e compreensão
da ...
sobre não adiar o amor
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*Não posso adiar.*
António Ramos Rosa
Não
Não posso
Não posso mesmo
Não posso mesmo adiar
Não posso mesmo adiar o
Não posso mesmo adiar o amor
Um amor que ...
De um viagem de 26 horas
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Não vou falar sobre as alegrias de uma viagem de avião de Lisboa para o
Hawaii: saí de casa pelas 04.30h de um Domingo e cheguei ao hotel em
Honolulu nes...
Os Grisalhos
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Os Grisalhos visitaram no museu da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, a
exposição dedicada ao belga Georges Remi, mais conhecido como Hergé,
nascido em 1929...
Debate: Heranças de Maio de 68
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A complementar a abertura da exposição ‘revista A Ideia – 50 anos”,
realizou-se a 15 de Outubro de 2024 no auditório da Biblioteca Nacional, em
Lisboa, um…...
LA BD RÈGLE SES CONTES - Festival d'Angoulême 2025
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Qu’elles soient fidèles, parodiques, éclairantes, poétiques ou
irrévérencieuses, les adaptations de contes en bande dessinée portent haut
la créativité de ...
Romãs
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Um poema de romãs
que me enviou uma amiga
trouxe-me da infância
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Jorge Sá Earp - O veranista
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Jorge Sá Earp - O veranista - Editora 7Letras - 152 Páginas - Lançamento:
2024.
O mais recente lançamento de...
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“*L’enfer c’est les autres*”. Os outros é que são o Inferno, sermoneou o
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