segunda-feira, janeiro 08, 2024

caracteres móveis

«De salto perpassou no seu espírito uma série de ridentes panoramas, recreados pela figura airosa da mocinha com quem jogara as escondidas, de pequeno.» Aquilino Ribeiro, Volfrâmio (1943)

«Mudara de fato e saíra, metendo ao bolso umas moedas para beber o seu copo e arranjar, se calhasse, uma moça para passar o tempo, pois, em noite de bailaricos e fogueiras, as mulheres acessíveis são ainda mais fáceis.» Alves Redol, Os Reinegros (1944/1972)

«Trazia ainda no corpo a roupa ruça do sol, na pele a luz ocre da terra, trazia no rosto um sorriso reverente.» José Luís Peixoto, Nenhum Olhar (2000)

4 comentários:

Manuel M Pinto disse...

«O volfrâmio já deu o que tinha a dar. Dizem que agora só se vende o volfrâmio do sr. Aquilino Ribeiro. E eu a julgar que sr. Aquilino Ribeiro não se metia em tal negócio!...»
"Os Ridículos", Jorge Severo, 1960

Manuel M Pinto disse...

«Todas as manhãs, o seu regalo era subir ao mirante e, olhando em roda, proferir, num alarde de bazófia, diante de gregos e troianos e, se não havia tal séquito, com os seus botões, que eram de metal amarelo e falavam, como sempre foi condão de botões em casacas verdes:
-- Tudo quanto se avista é cá do Beltrão.»
Aquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "Os Senhores de Montalvo" (1913)

R. disse...

Desconhecia este Severo...

Manuel M Pinto disse...

« humorgrafe: “Os Ridículos” e “O Sempre Fixe” como dois históricos jornais satíricos por António Gomes de Almeida »
https://humorgrafe.blogspot.com/2017/03/os-ridiculos-e-o-sempre-fixe-como-dois.html?m=1