segunda-feira, janeiro 29, 2024

vermelho e negro

«Nenhuma ideia justa -- como nenhuma semente -- se perde; e todas elas vão ter a sua repercussão na consciência geral; essa repercussão, mais cedo ou mais tarde, transforma-se em facto.» Eça de Queirós, «Revista crítica dos jornais», Distrito de Évora (1867) / «Os governos dum país civilizado, a título de exportarem a civilização para os povos selvagens, levam-lhes o canhão que os mata e o comércio que os rouba.» Mário Domingues, «Colonização», A Batalha (1919) / «Rigorosamente não era um sistema de ideias que te determinava, era um feixe de cólera que te galvanizava.» Manuel Ribeiro, «A um herói da Rotunda», O Sindicalista (1911-12)

* Prosas Esquecidas, ed. Alberto Machado da Rosa (1965); ** A Liberdade não se Concede, Conquista-se. Que a Conquistem os Negros!, ed. António Baião (2023); *** Na Linha de Fogo (1920)

1 comentário:

Manuel M Pinto disse...

«O Isidro, enrolando e desenrolando a carapuça, gemeu o recado quanto à demanda em que se achava envolvido por causa do cebolório. E, não se esquecendo de dizer que nunca nas eleições faltara com o voto ao sogro de sua senhoria, pediu-lhe para naquele aperto ser o seu bom padrinho.»
Aquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "À Hora de Vésperas" (1913)