quarta-feira, novembro 01, 2023

caracteres móveis

«Algumas vezes, a morte estava ali entre mim e eles, troçando da minha humildade apavorada, e nem assim me davam um estímulo; duros, invioláveis, lá lhes parecia que um bom médico não precisa de ajudas.» Fernando Namora, «História dum parto», Retalhos da Vida de um Médico (1949)

«Eu tinha descido da diligência, fatigado, esfomeado, tiritando num cobrejão de listras escarlates.» Eça de Queirós, «Singularidades de uma rapariga loura» (1874), Contos (póst., 1902)

«Para subir às montanhas, um livro vale mais do que um bordão -- e, com um livro sobre o braço, punha-me a caminho.» Ferreira de Castro, O Senhor dos Navegantes (1954)

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

«Aprendi ainda a ser livre e a amar a liberdade, uma vez que nas próprias disciplinas em que bebia a ciência dos valores e das proporções, conforme a definição de Descartes, se me iam desenvolvendo as faculdades do raciocínio e da positividade, imunizadoras do individuo em matéria de preconceitos. Livre me considero e livre me prezo.»
Aquilino Ribeiro, "Arcas Encoiradas" (1953)

R. disse...

O primado da Razão, sempre.