quarta-feira, dezembro 07, 2022

limites da igualdança

Uma carta enviada de Penela, a 6 de Janeiro de 1434, reflectindo o pensamento do Infante D. Pedro (1392-1449), já como homem do Renascimento, a propósito da sua concepção do lugar central e pinacular do soberano -- neste caso, o irmão, o rei D. Duarte (1391-1438) --, e que nos dez anos de regência, na menoridade do sobrinho (e genro), D. Afonso V, pretendeu exercer, limitando o poder senhorial e reforçando o da corte. Exercício que lhe custou a intriga e a inimizade do círculo real, o desterro e a morte, na batalha de Alfarrobeira, contra o exército desse D. Afonso V, o nosso último rei medieval

Monarca há pouco mais de meio, D. Duarte recebe conselho do irmão, a propósito do tratado de Cícero sobre a Amizade, que está a co-traduzir, dirigindo-se-lhe, obviamente, como vassalo fraternal, o que só o sangue permite, mesmo que observado o protocolo -- Muito alto e muito excelente Príncipe, e muito poderoso Senhor:

«[...]  outorgando-vos Deus o estado real, de que, a meu juízo, sois mais digno que homem que eu conheça, tirou-vos nome de amigo ao menos com vossos sujeitos, ficando-vos outro mais alto que é bom e gracioso Rei e Senhor. Porque não sinto que as obras de amizade se possam em seu perfeito grau usar entre senhor e servidores, porque a amizade traz obras de coração voluntarioso e livre. Pois como caberá isto no sujeito que a seu bom senhor é tão obrigado que lhe deve si e quanto possui, em tal maneira que lhe não fica por que possa livremente mostrar sua amizade? Parece-me ainda, Senhor, que o nome de amizade requer igualdança nas pessoas, e cada um verdadeiro amigo deseja de igualar seu amigo em benfeitorias e agardecimentos, e ainda vencê-lo em isto se puder.»

In Andrée Rocha, A Epistolografia em Portugal (1965)

Sem comentários: