Pedro Nuno Santos diz que a localização do aeroporto em Beja não é viável, mesmo com tgv, e que isso está mais que estudado. Então ele que mostre os estudos, para não cair na suspeição de ser permeável ao lobby hoteleiro , cujo porta-voz, aliás, diz não haver tempo nem dinheiro para mais estudos. Em que ficamos?... Deve ser isto a política da (avi)ação climática do governo; mas está no ministério errado, que é o do ambiente e do lítio.
quinta-feira, janeiro 16, 2020
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4 comentários:
É uma coisa chamada hipocrisia ou melhor duplicidade. Às Segundas, Quartas e Sextas somos desenvolvimentistas e a favor do novo aeroporto e do turismo de massas. Às Terças, Quintas e Sábados somos ambientalistas e a favor da ferrovia e contra as alterações climáticas (acho que há estudos que indicam que as emissões das aeronaves são particularmente deletérias por serem feitas em altitude, mas teria que confirmar).
Ao Domingo fazemos folga. È assim o PS...
Não devia era haver mais aeroporto nenhum, nem em Beja (para além do mono que já lá está), nem no Montijo, nem em lado nenhum... O objetivo do Governo deveria ser, num prazo de 5 anos, estabilizar pelo menos o número de aviões na Portela (não percebo o hub da TAP, a não ser para economizar uns tostões a curto prazo e fazer com que quem vai daqui do Porto perca os voos pelos atrasos nas ligações).
Um País que vive do turismo não tem futuro...
É o nosso petróleo.
Mas eu acho que o de Lisboa devia sair do centro da cidade, por todas asa razões, e já agora aproveitar o mono.
Sim, e tirando o nobre exemplo da Noruega que ainda assim converteu a sua Economia quase numa monocultura, os outros Países produtores deram-se quase todos mal, Reino Unido incluído (uma das coisas que promoveram o Thatcherismo foi o uso dos fundos provenientes da extração como se não houvesse amanhã).
Bom, o turismo é algo diferente porque o dinheiro é espalhado por mais sectores da economia e não passa diretamente para os bolsos do Estado. Mas monoculturas são monoculturas e esta ainda por cima promove empregos pouco qualificados.
Claro, a qualidade de vida e a própria segurança da capital são colocadas em causa pela existência da Portela. Mas não me parece que haja dinheiro para construir um novo aeroporto de raiz... O Montijo tem naturalmente vantagens do ponto de vista da poupança de verbas, já tem uma pista, fundações, etc...
Pedro Nuno Santos diz que Beja é muito longe, mesmo com o TGV. A distância de Stansted a Londres são 50 km, de Lisboa a Beja são 135 km, de facto é quase o triplo (falamos de distâncias em linha reta)...
Mas seria uma excelente desculpa para desenvolver a ferrovia na margem Sul...
135 km numa linha de alta velocidade não me parece excessivo...
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