sexta-feira, janeiro 18, 2019

«Julgo eu que se não pode ser grande escritor sendo pequeno homem, e que é preciso ter coisas em si para poder interessar aos outros.»

José Régio a João Pedro de Andrade, aqui.

2 comentários:

Manuel Nunes disse...

"Continuação da comédia", de JPA, texto pedido por Régio, foi publicado no nº 1 da 2º série da "presença" (Novembro de 39) quando o principal mentor da revista tentava evitar o seu declínio, abrindo-a a novas correntes e ideias. Não teve sucesso, mais um número e acabava. JPA não era um presencista, mas foi mantendo uma relação literária com Régio. Com quem teve dura polémica foi com Mário Dionísio que escreveu contra ele as Fichas 13 e 13-A na "Seara Nova", e depois a Ficha 14 que Câmara Reys não aceitou publicar. Textos de JPA que deram origem à polémica: "A Poesia da Moderníssima Geração"e "O Problema do Romance Português Contemporâneo". Tenho 2 páginas sobre o assunto na minha comunicação ao congresso de 2016 (Nova Síntese).

R. disse...

O JPA, um excelente crítico e dramaturgo, vem do anarquismo. O seu primeiro livro foi prefaciado pelo Manuel Ribeiro, e esteve como Ferreira de Castro n«A Hora». E a sua biografia do Raul Brandão (referência para toda aquela geração) considero-a melhor do que a do Guilherme de Castilho.
Pois aquilo não deu: o Simões e o Casais estavam fartos um do outro e o Régio, já devia andar cansado do ambiente.
Tenho a Ficha 14, que ele publicou como opúsculo; e também os dois livrinhos do JPA.
Ab.