domingo, abril 11, 2010

(incon)sequências, (ex)citações

José Saramago -- Não faltam cores a esta paisagem. Porém, nem só de cores. Há dias tão duros como o frio deles, outros em que se não sabe de ar para tanto calor: o mundo nunca está contente, se o estará alguma vez, tão certa tem a morte. -- Levantado do Chão (1980)
Vergílio Ferreira -- Abro a porta devagar, ela range para o espaço do jardim. É um jardim morto, as plantas secas, os canteiros arrasados nas pedras que os limitavam. Alguns têm só terra ou hastes secas de roseiras. Vejo-as do portão, o carro à entrada a trabalhar. Depois meto-o na garagem, que é um barracão ao lado da casa. -- Para Sempre (1983)
Carlos Vale Ferraz -- Os homens pararam. Alguns, mais cansados, sentaram-se imediatamente, outros ainda procuraram árvores para aproveitarem a sombra e o encosto dos troncos. Abriram os camuflados, aspirando o cheiro ácido de suor que saía do peito, para se refrescarem. Esqueceram os mil promenores da instrução de comando, , as forças não chegavam para tudo, mas a arma, essa ficou ali à mão de semear... -- Nó Cego (1983)




Sem comentários: