quinta-feira, maio 27, 2021

Portugueses

 



ANTÓNIO Sebastião Ribeiro DE SPÍNOLA

8 comentários:

Jaime Santos disse...

Faz parte da História, mas não deixa saudades.

Como comandante militar da Guiné fez o disparate de ir para a frente com a infame operação Mar Verde, que levou o PAIGC, em resposta, a intensificar as operações com o apoio da URSS, que aumentou a sua presença militar em Conacri. Isto levou eventualmente à declaração de independência unilateral em 1973 por parte do movimento.

Depois, comportou-se de modo incompreensível aquando da retirada de Guilege, que foi feita, se bem me recordo, contra as suas ordens. A marinha teve que andar a recolher os soldados do quartel no lodo à socapa. Demitiu-se quando a situação militar piorou verdadeiramente.

Depois do 25 de Abril, teve uma atitude ambígua e acabou exilado do País e a conspirar contra a democracia. As suas ambições acabaram denunciadas pela investigação de um jornalista alemão.

Mário Soares teve a bondade e a magnanimidade de o promover a marechal e condecorar, se bem me recordo.

Mas os crimes do MDLP ficaram por esclarecer...

Quem o conheceu diz-me que o seu principal defeito era a vaidade... Daí o monóculo e o pingalim. Mas o que seria de esperar de alguém da arma de cavalaria?

R. disse...

Caro,
estou longe de morrer de amor por ele, mas isto aqui funciona à base do registo quase aleatório; só é preciso estar morto.
Podia ter posto a Maria João Abreu, mas só soube quem ela era depois do infausto acontecimento. Mas é pena, porque a dinâmica interna disto ainda não trouxe nenhuma mulher para aqui.
E quero pôr aqui heróis, santos, patifes e até pides, se algum me aparecer, todos portugueses.

O Spínola, deus do céu; prefiro o Costa Gomes.

Jaime Santos disse...

Acho muito bem que cá ponha todos os Portugueses que merecem uma página na História, por boas ou más razões. Até pode pôr o Rosa Casaco, leva é um comentário meu.

Mas confesso que nutro uma antipatia particular por Spínola, talvez porque haja muita gente ainda a elogiá-lo, quando o vejo como um militar megalómano e irresponsável, que me parece que nutria mais amor pela Pátria do que pelos homens que comandava, esquecendo-se que são uma e a mesma coisa. Como disseram de Patton, o 'blood and guts', 'yahh, our blood and his guts'...

Sem dúvida, o prudente Costa Gomes é de longe preferível. Mas entre os dois, ainda escolho o Ramalho Eanes, apesar do PRD e da recente posição contra a reforma das FA. Não pelo conteúdo, que é livre de assumir a posição que quiser, mas por ter assinado um manifesto com outras patentes, esquecendo que acima de General, foi ainda PR...

R. disse...

Caro, isto é apenas uma galeria de retratosm sem nenhum espírito de homenagem (a não ser em caso de morte, como sucedeu há pouco). Conto ter por aqui vários patifes, incluindo Rosa Casaco, se chegar a vez dele. Portugueses foram eles todos.

Percebo-o, a começar por aquele porte marcial já obsoleto à época. Nisso, o Costa Gomes com aquele ar de burocrata foi muito mais eficaz em Angola.

Jaime Santos disse...

Não apenas em Angola, de que sei pouco, mas cabe porventura lembrar, em abono de Spínola, que o contexto territorial era outro (mas Spínola só atuou no sentido de piorar a situação no terreno para as nossas tropas, vide o que eu disse acima).

Como PR também. Foi Gomes, que acusavam de ser manipulável, que conteve as piores derivas da Esquerda mais radical (acho que até o Rosa Coutinho andou a meter juízo nos jovens com sangue na guelra durante a chamada Assembleia Selvagem a 11/3/1975).

E estou certo que embora não tenha sido a principal mão no 25 de Novembro, também andou a pôr água na fervura...

Enfim, temas para muitas teses de Doutoramento em História assim que os arquivos estiverem disponíveis...

Justamente, a História não pode ser parcelar. Nem só sobre o que foi bom, como tem sido o caso dos mitos que perduram sobre o papel do Ocidente, nem só sobre o que foi mau...

A propósito, veja isto: http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/rumos.pdf. Os disparates que ainda se escrevem sobre o nosso Pedro Nunes, cristão novo, e que sabia perfeitamente que o caminho mais curto entre dois pontos numa esfera é sempre um arco de círculo maior (círculo com o raio da Terra e com centro no centro da dita)...

Um conceito inútil para a época, mas utilizável na nossa, a viagem entre Lisboa e Nova Iorque não se faz ao longo do paralelo. Mas o conceito de curva geodésica é crucial para a geometria diferencial e em relatividade geral, os corpos em queda livre (e também a luz) deslocam-se, no espaço curvo, ao longo de geodésicas :) ...

Não sei se Einstein terá ouvido falar de Nunes, mas se ouviu, deve-o ter considerado, judeu como ele, o seu mais longínquo antecessor...

R. disse...

Meu caro, estou helicoidal. Fui ver essa geodésia toda de que me fala e é fascinante. O Sanches era altamente considerado, é possível que o Einstein tivesse sabido dele.
Tentei ir ao link, mas não consegui acesso a nada.

Jaime Santos disse...

Estranho, experimente então:

http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/pnunes.html

e depois clique no link relevante. Diga-me se funcionou...

R. disse...

Agora sim.
Obrigado e abraço