terça-feira, maio 25, 2021

terrorismos de estado -- ou a União Europeia como seguro de vida de Lukashenko, enquanto Putin não se fartar



O sequestro de um avião de passageiros em trânsito entre Atenas e Vilnius (duas capitais da União Europeia) por meios aéreos da aviação bielorrussa é uma acto gravíssimo, sequer à luz do Direito Internacional, como dos próprios Direitos Humanos.

Tenho ouvido umas indignações selectivas quanto ao acto de pirataria, esquecendo que não há muitos anos, a força aérea americana desviou um outro avião onde seguia Evo Morales, obrigando-o a aterrar em Viena, já nem me lembro bem porque razão (talvez estivessem atrás do Snowden não me recordo). 

Pirataria por pirataria, portanto, é o pão nosso de cada dia. O que me importa é o casal de reféns daquela criatura que dá pelo nome de Lukashenko. Aliás, a Ryan Air nunca deveria ter levantado voo sem os passageiros, e depois é que iria ver-se.

Que ele faz o que faz porque tem as costas quentes do Putin (não sei se lhe foi pedir autorização), é evidente. Uma crise como esta só é possível pelo acantonamento de Putin, que, obviamente, entre ter um títere à porta de casa e um agente da CIA, só se fosse estúpido preferiria o segundo, dando o flanco à pirataria dos Estados Unidos, com um longo cadastro, aliás bastante assinalável na região, das Ucrânias às Geórgias.

Como tudo se irá passar, não será sob os nossos olhos. Na Europa manda a Alemanha, que nunca perdeu o tique de grande potência, com as suas áreas de influência, que disputa com a Rússia. Mas como na Alemanha mandam os Estados Unidos, até ver, creio que as coisas se podem complicar. Para quem? Em primeiro lugar para o refém de Lukashenko; depois só para a União Europeia. 

Porquê? Porque Putin não brinca em serviço, e sabe que a aposta americana é a neutralização da Rússia; e sabe também que a União Europeia, para as questões estratégicas, nada mais é do que um cãozinho obediente do presidente que estiver no cargo. 

Porque Lukashenko sabe que com o Putin não se brinca, é que se permitiu a uma diabrura destas. Portanto: a irresponsabilidade, cegueira e estupidez dos Estados Unidos (não é novidade) e da UE (também não...) protegem o ditador bielorrusso, que Putin só fara cair se e quando lhe apetecer.

Sem comentários: