terça-feira, novembro 17, 2009

O meu Estoril Film Festival '09 -- de A a T (2)

Autarcas - António Capucho tornou-o possível. Eterna gratidão. Mas não esqueço que o Centro de Congressos do Estoril foi obra de José Luís Judas. Sem este equipamento estaríamos confinados ao Casino, com demasiado néon para o meu gosto.

Beaux Gosses (Les), de Riad Sattouf, França, 2009 («Em competição»). Um filme divertidíssimo sobre os desvarios da adolescência. É mesmo assim: só pensamos naquilo, aos 14 anos... Surpreendente a fluência narrativa para uma primeira obra dum autor de BD. Ou, bem vistas as coisas, talvez não...




Binoche, Juliette - É uma estrela europeia com projecção planetária. O Festival homenageou-a, justamente. É uma grande actriz e uma mulher radiosa. A sua exposição, «Portraits In-Eyes», é interessantíssima. Trata-se de [auto-]retratos seus enquanto personagem, acompanhados cada um do realizador do filme respectivo, e dum texto que lhes é endereçado. A homenagem compreendia um ciclo. Vi dois filmes: «Rendez-vous»* e «Les Amants du Pont-Neuf»*.

4 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Olá, RAA :)

Junto-me a si nos agradecimentos aos que tornaram possível este Festival. E concordo com o demasiado néon. Gosto muito mais do espaço do Centro de Congressos.

Juliette Binoche tem a minha admiração desde há muito. Tenho muita pena de não ter visto nenhum filme com ela :(
O filme sobre a adolescência, pois, claro que também lamento tê-lo perdido. Gosto sempre de um olhar divertido sobre essa fase especialíssima da vida.

Obrigada e um abraço :)

Ricardo António Alves disse...

Eu acho que para o ano ainda podem fazer melhor no CCE, pois o espaço é imenso e o pé-direito enorme. Precisa de se tornar mais acolhedor, mas já houve progressos.
Outro :|

C. disse...

Juliette Binoche é uma das "minhas" actrizes. Às vezes é tão "contidamente expressiva" que até dá raiva tanta mestria. Tem um sorriso fabuloso e está cada vez mais bonita, com os anos:=))

O trabalho sobre os teenagers parece muito genuino, muito autêntico. Como somos parvinhos naquela idade! E ainda bem.

Abraço

Ricardo António Alves disse...

Parvoíssimos, mas encantadores.
Outro.