domingo, dezembro 31, 2006

Correspondências #73 - Leite de Vasconcelos a António Tomás Pires

Ex.mo Sr. Por indicação do meu amigo A. de Sequeira Ferraz soube que V. Ex.ª emprehendeu em folhetins da Sentinella a colheita dos cantos pop. do Alemtejo; permitta-me que eu, como enthusiasta por estes estudos, o felicite muito cordealmente; ao mesmo tempo aproveito a occasião para lhe pedir a distinta graça de me enviar um artigo (inedito) contendo algumas superstições ou certos versos, como para talhat doenças, adivinhas, etc. porque tenho no prélo um Annuario das trad. pop. port. onde desejo reunir, como já reuni, com excepção de V. Ex.ª, todos os que em Portugal se occupão de Folklore.
Este art. deve ser muito pequeno, porque o Annuario já está quasi cheio, e alem d'isso deve ser-me enviado por estes dias. Estou nesta terra a passar ferias; assim que fôr para o Porto remetterei a V. Ex.ª algum pequeno trabalho meu. Eu desejava possuir todos os folhetins de V. Ex.ª Num livro que agora publiquei, e de que estou a escrever o 2.º vol., Trad. popul. de Portugal (XVI-320 pag.) inclui vários costumes e cantos d'essa prov., mas não tanto com eu queria. Uma cousa recommendo a V. Ex.ª, e desculpe-me a confiança: conserve fielmente a linguag. do povo, como andi = andei, geôlho, etc..
Guimarães, R. de D. Luiz, -3 Set. 82
J. Leite de Vasconcellos
Cartas de Leite de Vasconcellos a António Tomás Pires
(edição de Eurico Gama)

Sem comentários: