sexta-feira, agosto 30, 2019

JornaL

Boris Johnson. Chico-esperto. E, pelos vistos, a monarquia não serve para nada, Só não torço para que ela acabe porque assim deixaria de ver todos os dias a Kate Middelton, normalmente na secção das notícias estúpidas, como esta, de onde tirei a fotografia; mas tratando-se de uma mulher incrivelmente bela, quero lá saber. E antes uma foto dela do que deste PM que arrisca ser defenestrado.
Carlos Moedas. Parece que era o primeiro a levar a cacetada dos zombies da troika, no tempo de Passos Coelho. Não sei que papel teve no PSD quando este chumbou o PEC IV -- depois da comédia do leite achocolatado -- que nos entregou nos braços da dita troika; espero que não tenha esse cadastro. Amadureceu muito, e esteve bem durante a Geringonça, ao contrário de vários dos colegas de partido.
Chacais. Aqueles que já andam a enviar mensagens odientas aos pais da miudinha do medicamento de dois milhões.
Elisa Ferreira. Muito bem, claro.
Extinção. O Ministério Público pede a extinção do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas. Talvez fosse de pedir também a extinção do MP e fazer outro no seu lugar, com um Conselho Superior só constituído por trabalhadores. Gostava de lá ver, por exemplo, as peixeiras da lota de Cascais -- muito melhor figura.
Iberdrola. O Governo declarou de "imprescindível utilidade pública" a construção de duas barragens no Tâmega, a cargo da Iberdrola. A Quercus diz que um dos ecossistemas mais importantes do país vai ser abatido.  Depois do atentado em Alcochete, outro crime ambiental em perspectiva. Amazónia, não é?....
Partidos. É normal que gastem dinheiro em propaganda, comícios, espectáculos e até em brindes. Em agências de comunicação, enoja-me.
Polanski, grande Polanski. Terá sido um porco, mesmo bêbado e com uma mãe a pôr-lhe a filha adolescente a jeito. Nem há desculpa, nem é admissível uma perseguição eterna. Há quantas décadas isso foi? Não se retratou?; a vítima não lhe perdoou já?; o longo período em cativeiro na Suíça sem saber se seria extraditado para aquele país em que é perseguido por um juiz injusto, e certamente punheteiro, não foi já calvário suficiente? Não, claro que não, para estes inquisidores de meia-tigela. Mas ele aí está, e a fazer grande cinema. A propósito: a sua mulher e grande actriz é Emmanuelle Seigner. Seigner, mulher de Polanski há mais de trinta anos, declinou um convite para pertencer à academia de cinema de Hollywood, feito, aliás, depois de expulsar o marido. Onde estão os maus, os perversos?

4 comentários:

PNLima disse...

Fui espreitar o IMDb, para ver que projecto tem Polansky em mãos (deve ter mais, espero bem)... filme sobre o processo Dreyfus em pós-produção, quando estrear, nós vamos ver.
Bom dia

Jaime Santos disse...

Duas notas:

- a Rainha fez o que lhe competia, ela que não é tida nem achada. O insuspeito Matthew d'Ancona explica porquê: https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/aug/11/queen-remainers-secret-weapon-boris-johnson-election-brexit, embora o artigo seja algo datado e sobre outra travessura a que Johnson pode ainda recorrer. Se os britânicos quisessem um chefe de Estado com poderes de decisão e de veto reais, elegiam um Presidente. Os nossos Monárquicos, por exemplo, nunca perceberam que a coisa mais próxima do Poder Moderador dos nossos Reis Liberais é a instituição da Presidência de que dispomos... E o PR até tem que pedir autorização à AR para sair do País (imagina-se para que não fuja de barco para o Brasil ;-) )...

- não vale a pena massacrar o Juiz californiano, o que não lhe fica bem, mesmo se eu entendo a ironia. Polanski, se bem me lembro, mau grado as condições em que provavelmente o fez, confessou o crime e fugiu antes de ver aplicada a sentença (recordo-lhe a crueza com que defendeu em tempos um regime duríssimo para pedófilos, mesmo se se retratou no final).

Não sou jurista, mas penso que neste caso nem sequer se aplica o regime de prescrição de crimes, que tem apenas que ver com a acusação, não com o trânsito em julgado...

O Juiz limita-se a aplicar a Lei... E seguramente que o calvário de Polanski poderia ter sido evitado se ele tivesse ido para a Prisão... Só que suspeito que aí o seu calvário teria sido maior, por isso não sei se o possa condenar por ter fugido. Seja como for, a sua obra e o seu génio, por maiores que sejam não justificam outro tratamento que não o dispensado a qualquer outro cidadão...

Manuel Nunes disse...

De acordo com quase tudo mas nada mesmo com essa de chamar "chico-esperto" a Boris Johnson, um homem com estudos clássicos que trata o latim e o grego com a mesma aptidão com que o meu avô tratava da horta e da vinha. Além disso é romancista e poeta - um artista! - e o seu erro foi ter-se metido no ninho de vespas asiáticas da política. A política não é para poetas, por alguma razão Platão os queria expulsar da cidade. Ah! quanto aos inquisidores do Polanski, acho que eles frequentam lupanares, não fazem aquela coisa... embora aproveite para dizer que tenho o máximo respeito pelos praticantes do onanismo ou quiromania (utilizo aqui variantes lexicais refinadas), não dando crédito a condenações bíblicas ou anátemas de padrecas. O meu caro amigo também não, estou certo disso.

R. disse...

Paula: se vi bem, já está em Veneza.

Jaime: se você o diz, quanto à rainha, assim será. No entanto, fica em muito má posição... Quanto ao juiz, você é muito benévolo. Trata-se de pura obstinação vingativa, sabe-se lá porquê.

Manel: nada li, mas já vi que a biografia do Churchill é mais um livro sobre o BJohnson... Sim, o Teófilo e o Arriaga também poetavam, pelos vistos mal; já o nosso Teixeira-Gomes, que era muito bom, nºao aguentou, e fugiu... "Punheteiro": quisera dizer "putanheiro", ou talvez não...