sexta-feira, março 07, 2025

defesa europeia, ou começar a casa pelo telhado

Ao contrário do que escrevem para aí uns asnos todos os dias, a unanimidade de ontem  quanto ao rearmamento europeu é muito mais aparente do que efectiva. É facílimo concordar com empoderamento (peço desculpa pela palavra horrível) europeu quando se embrulha a Ucrânia com a Gronelândia e o Árctico com o Sahel...

Quando for a doer é que se vai ver, já dizia o Shakespeare: quem comanda quem e o quê, e quem é comandado, contra quem, onde e como. Minudências...

Como até a minha boxer já percebeu, não é possível uma política externa e de defesa comum com esta União Europeia -- felizmente, acrescento, porque se é para isto, mais vale deixar como está.

Continuam sem perceber um boi, estas andorinhas do jornalismo. Mas não são as únicas (ainda ontem, ao ouvir o quase sempre lastimável debate com Agostinho Costa, malgré lui). Tenho aliás aprendido que há tetrápodes que riem e burricos que moderam.

4 comentários:

  1. Em tempo:
    1.
    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2025/03/contra-o-rearmamento-financiem-se-os.html
    2.
    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2025/03/a-corrida-as-armas-e-um-bom-negocio.html

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, eles são tolinhos, não vale a pena indignarmo-nos. Estão todos presos, desde os jornaleiros aos políticos de alto coturno, como o starmer e o macron, passando pelos burrocratas da comissão e do conselho europeu, costinha dixit, a fantasias inexplicáveis. Vivem numa bolha, não percebem a vida real dos cidadãos e das cidadãs. A rolha está também relacionada com a propaganda mediática e com os serventuários do costume, as aveias ferro, os isidros, os germanos, os seixas e outros. Felizmente, há algumas vozes lúcidas mas, já começo a pensar é que tenho de tratar da minha vidinha, caramba, tenho 54 anos, já me falta saúde, depois há uns tolos no parlamento nacional, afinal de contas, que tenho eu, sem filhos, a ver com essa porra toda? Não vale a pena, os cabrões não coseguem sequer conceber que do outro lado também há preocupações; não, eles vivem numa bolha, os valores da Europa, a democracia e o caralho que os foda a todos. Agora mesmo estou a ouvir um bandalho na cnn, chamado Luís Costa Ribas, que se um dia me aparecesse à frente seria um sarilho, mas são todos assim. O melhor é mandá-los foder. Quando tiverem os chegas deste mundo no poder serão enforcados. Eu vou tratar da minha vidinha. Uma boa noite amigo Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lúcio, há que desmascará-los sempre, enquanto pudermos, pelo menos.
      Boa noite para si.

      Eliminar
  3. https://azoreantorpor.wordpress.com/2025/03/06/portugal-a-deriva-na-tempestade-quatro-notas-de-leitura/
    Por Viriato Soromenho-Marques

    ResponderEliminar