«Dois filhos a criar, outro a vir, a casa num brinco, o marido um fidalgo, montes de roupa a lavar, passajar e engomar -- os dias, Senhor, tão curtos, as horas vão-se num rufo.» José Rodrigues Miguéis, A Escola do Paraíso (1960)
«Os poucos homens que o cumprimentaram arrastaram uma sílaba indecifrável, a esmorecer.» José Luís Peixoto, Nenhum Olhar (2000)
«Um dos mais esforçados da linhagem, Lourenço, por alcunha "O Cortador", colaço de Afonso Henriques (com quem na mesma noite, para receber a pranchada de cavaleiro, velara as armas na Sé de Zamora), aparece logo na batalha de Ourique, onde também avista Jesus Cristo sobre finas nuvens de ouro, pregado numa cruz de dez côvados.» Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires (1900)
«Estava à porta o dia do casamento, e caprichou D. Beltrão oferecer ao genro montada que emparelhasse com o cavalo "Azagaia" de Floripes. Era este "Azagaia" um bicho a que pouco faltava para voar. Mais garboso e ardido não se encontrava com duas razões. Pégaso é que devia chamar-se. Mas D. Beltrão e seus eguariços não eram nada fortes em poética, antes grossos, grossos como frecheiros.»
ResponderEliminarAquilino Ribeiro, "Jardim das Tormentas" - conto: "Os Senhores de Montalvo" (1913)